sábado, 28 de março de 2009

HUMANIZAÇÃO E RESPEITO AO OUTRO

A humanização é um processo de construção gradual, realizada através do compartilhamento de conhecimentos e de sentimentos. Vamos refletir sobre um poema de Adélia Prado, “Ensinamento”:

“Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
“ Coitado, até essa hora no serviço pesado “.
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo”.


Ao amor, Adélia atribui a “essa palavra de luxo”. Amar é responder pela relação, é estar atento às necessidades do outro, respeitá-las, escutá-las, dar-lhes uma resposta. Amar é prestar atenção em nossa maneira de tratar o outro.
O amor está ligado ao respeito. É a capacidade de ver a pessoa tal como ela é, estar consciente de sua unicidade, é desejar vê-la florescer conforme seus desejos e meios.
Amar é abrir-se à realidade do outro como ele é sem procurar transformá-lo conforme as nossas expectativas, encorajando-o em seu caminho ao mesmo tempo em que respeitamos ambos as nossas necessidades: as dele e as nossas.
Os seres humanos são seres de relações, são seres emocionais e amorosos.
Amo o mar, amo os seres humanos, amo minha filha, te amo, amo caminhar, amo ler, amo escrever...
Que confusões nascem pelo fato de termos um só vocábulo para designar o amor. Mas o amor se encerra numa definição? Palavras são insuficientes para descrever todas as sutilezas desse sentimento que nos liga conosco, com os outros e com o mundo.O amor traz em si a responsabilidade da humanidade, o respeito ao próximo.
Humanizar é adotar uma prática na qual alguém encontre a possibilidade de assumir uma posição ética de respeito ao outro, de acolhimento do desconhecido, do imprevisível, do incontrolável, do diferente e singular, reconhecendo os seus limites, possuindo uma pré-disposição para a abertura e o respeito ao próximo como um ser independente e digno.
É saindo de si que o homem se encontra, fica nele mesmo. No jogo de dar e receber, nas relações é que constrói sua personalidade. Impedir o ser humano de relacionar-se, de partilhar com seus semelhantes constitui-se numa violência, em um ato que proíbe o homem de ser ele mesmo.
Ser feliz é possível. Para isso é preciso amar o outro. Para amar o outro é preciso amar a si mesmo. Para se amar, é preciso se respeitar. Para se respeitar é preciso se aceitar. Para se aceitar é preciso se conhecer.
Quais as conseqüências da prática do RESPEITO?
O respeito valoriza a dignidade humana. O respeito nos torna iguais, ao contrário da pena que submete e enfraquece o outro, que o torna indigno. Quem tem pena de alguém receberá raiva como retribuição indignada.
O respeito nos faz crescer, nos amadurece e nos torna grandes, nos mostra nossa grandeza.. Como um farol que indica a entrada do porto seguro, o respeito nos mostra o caminho da altivez. Pelo respeito podemos perceber nossa natureza divina.
O respeito ao outro nos fortalece na medida em que aprendemos a nos respeitar a nós próprios. O respeito ensina a dizer não e dar limites.
As crianças devem ser respeitadas e devem aprender a respeitar para que saibam o que significa a convivência civilizada. O respeito é o pressuposto básico da civilidade.
Mesmo um miserável, desafortunado ou um ignorante são merecedores de respeito. Respeito até para dar-lhes as costas.
O respeito é uma das formas mais sublimes do amor. É uma de suas manifestações mais elevadas. Só consigo amar a quem respeito e só consigo respeitar a quem amo.
Respeito não deve ser confundido com admiração, que é destinada a poucos que possuem virtudes que valorizamos. Já o respeito é universal. Todos somos merecedores de respeito. Todos devemos respeitar e ser respeitados.
Devemos também respeitar a criação, porque ela é divina. Fazemos parte desse todo de Luz e Amor. Animais, vegetais e minerais são a expressão de Deus, fruto do se amor e do seu gozo. Ao respeitar a natureza eu me harmonizo com toda a Criação e com o Criador.
Respeito a Deus. Não medo, sujeição, bajulação ou interesse. A parte deve respeitar o todo. Assim como a onda respeita o oceano, da mesma maneira devemos respeitar Aquele de onde tudo surgiu e para onde tudo voltará. O respeito a Deus nos torna mais humanos e amorosos.
O respeito deve ser exercitado continuamente. Respeito ao dizer sim, respeito ao dizer não, respeito ao silenciar, orar ou meditar. Amar respeitando e respeitar amando.
Pelo respeito nos tornamos plenos, ou melhor, percebemos nossa plenitude que sempre existiu - e que estava escondida atrás da falta de respeito.
Geralmente tentamos moldar o outro ao nosso gosto, violentando-lhe a individualidade. O respeito ao outro, a aceitação da pessoa do jeito que ela é, sem dúvida é a garantia de um bom relacionamento.
Assim, a relação entre dois inteiros é bem melhor do que entre duas metades. As diferenças é que dão a tônica dos relacionamentos saudáveis, pois se pensássemos de maneira idêntica à dos outros, em todos os aspectos, não teríamos uma vida em grupo.
Pessoas com ideias diferentes têm grande chance de crescimento mútuo, sem que uma queira que o outro se modifique para que se transformem num só.
Lute para construir na própria alma um recanto de paz, de alegria, de harmonia e segurança, como espírito inteiro que é. Só assim você terá mais para oferecer a quem quer que encontre pelo caminho, com sua individualidade preservada e com o devido respeito à individualidade do outro.
Que nossos pensamentos, palavras e ações sejam guiados pelo respeito!

0 comentários: