quarta-feira, 1 de abril de 2009

GRUPOS DE ALIMENTOS

Os alimentos se dividem em três grandes grupos:

Energéticos
Importantes para o fornecimento de energia para o nosso corpo poder realizar todas as atividades, como cozinhar, andar, correr, trabalhar, brincar.
Os nutrientes energéticos são os carboidratos e gorduras.
Construtores
Responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todas as partes do organismo. São fontes de proteína.
São fontes de alimentos construtores: carne, ovo, frango, peixe, leite, feijões.
Reguladores
Importantes para que o organismo funcione de forma certa e na
prevenção de doenças.
As fontes de alimentos reguladores são as frutas, verduras e legumes.

CARBOIDRATOS
Os carboidratos no organismo constituem a principal fonte de energia. Fazendo uma analogia, seria a gasolina do carro (carro = corpo, gasolina = carboidrato. A glicose (primeira forma no organismo),é indispensável para a manutenção da integridade funcional do tecido nervoso, e sob circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha. Dessa forma, esse grupo acaba entrando naturalmente na alimentação em proporções adequadas.



PROTEINAS
Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessárias para formação e reparação de tecidos. São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas na forma de carnes, ovos e feijões nas refeições principais, como almoço e jantar, e na forma de leite e derivados, no café da manhã e lanches intermediários.


GORDURAS
Este nutriente é responsável pelo fornecimento de energia, sintese de hormônios e transporte de vitaminas lipossolúveis. Inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária (25% do total das calorias ingeridas), por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas. Porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o freqüente consumo destes alimentos, podem levar a problemas como doenças cardiovasculares e obesidade.

VITAMINAS E SAIS MINERAIS

São responsáveis pela regulação das funções e atividades de todo o corpo, protegendo o nosso organismo contra doenças. A maioria das vitaminas não são formadas no nosso corpo, por isso temos que comer fontes de vitaminas.
Existem várias vitaminas como a A, complexo B, C, D, E, K entre outras. Alguns dos minerais são: cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio. Estes dois nutrientes estão presentes em muitos alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes.

ÁGUA
É importantíssima para manter o organismo bem hidratado, permitir que todas as reações no nosso organismo ocorram e controlar a temperatura do corpo. Para obtê-la é necessária a ingestão de água, líquidos em geral e alimentos ricos em água, como frutas, verduras e vegetais.

FIBRAS
Ajudam a regular e normalizar o funcionamento do intestino e reduzem os níveis de colesterol no sangue. Este nutriente está presente nas frutas, verduras e legumes e cereais integrais.


4 comentários:

luiz carlos disse...

Parabens!!!
Projeto Autonomia,continue sempre com este objetivo, de ensinar.

Anônimo disse...

Esse Projeto Autonomia é maravilhoso objetivo e claro.Parabéns a equipe beijao

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!muito brega!! idiotas

Ana Clara disse...

Parabens!Adorei o Projeto Autonomia.Que continue assim!