segunda-feira, 20 de abril de 2009

SESSÃO PIPOCA - O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

O FILME

O curioso caso de Benjamin Button (Brad Pitt) conta a história de um bebê que nasce velho. Logo no parto ele perde a mãe. O pai, chocado com sua aparência e com a morte da esposa, leva-o a um abrigo de idosos e o abandona na porta.
A enfermeira do lugar acha o garoto e decide criá-lo. O médico diz que ele tem envelhecimento precoce, que nasceu com artrites, reumatismo, coração fraco e tudo mais, e por isso terá poucos anos de vida. Mas Benjamin é mais do que isso. Ao contrário de todos nós, ele rejuvenesce conforme fica mais velho. É um velho garoto, um jovem de bengalas e quanto mais o tempo passa, mais bonito e saudável ele fica. Nessa lógica reversa, ao invés de morrer como um velho de pele enrugada e costas curvas, Benjamin está destinado a se transformar em adolescente, depois criança e por fim em bebê.

OPINIÃO

O filme é muito interessante e nos faz pensar, desde suas primeiras cenas, no quanto somos impotentes (ou inconscientes) em dominar os pequenos momentos das nossas vidas. Apesar de ser uma ficção, é extremamente real quando nos faz questionar o amor, a maturidade, o crescimento e as experiências das nossas vidas
.
É fascinante ver como Cate Blanchet e Brad Pitt são caracterizados como velhos, mas apaixonante mesmo é sentir a história, em como o tempo pode ser aliado ou inimigo de todos nós.

Lá pela metade do filme, pensei em Forrest Gump (outra pérola, falarei sobre ele qualquer dia), ao notar que o personagem “passa” por diversos acontecimentos da história mundial, além de perceber que os dois possuem a mesma sensibilidade com a alma humana. A grande diferença entre os dois é que, enquanto Forrest Gump é uma homenagem à vida, O curioso caso de Benjamin Button é uma reflexão sobre a morte e como a encaramos (ou deveríamos encará-la).

Quem gostar de emoção, deve assistir ao filme. Garanto que nenhuma alma sensível sairá ilesa ao final dele.

0 comentários: