sábado, 18 de abril de 2009

TODO DIA É DIA DE ÍNDIO



Declaração Solene dos Povos Indígenas do Mundo

Nós, povos indígenas do mundo, unidos numa grande assembléia de homens sábios, declaramos a todas as nações: quando a terra-mãe era nosso alimento, quando a noite escura formava nosso teto, quando o céu e a lua eram nossos pais, quando todos éramos irmãos e irmãs, quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes, quando a justiça dirigia a lei e sua execução, aí outras civilizações chegaram!
Com fome de sangue, de ouro, de terra e de todas as sua riquezas, trazendo numa das mãos a cruz e na outra a espada sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos, nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terrase nos levaram para longe delas, transformando em escravos os "filhos do Sol".
Entretanto, não puderam nos eliminar! Nem nos fazer esquecer o que somos, porque somos a cultura da terra e do céu, somos de uma ascendência milenar e somos milhões. Mesmo que nosso universo inteiro seja destruído,
NÓS VIVEREMOS por mais tempo que o império da morte!

Port Albemi, 1975, Conselho Mundial dos Povos Indígenas
“Nós cantamos as canções que carregam em suas melodias todos os sons da natureza – as águas correntes, o canto dos ventos e os chamados dos animais. Ensinem isso às suas crianças para que elas venham a amar a natureza como nós a amamos”.

0 comentários: