segunda-feira, 4 de maio de 2009

GRAVIDEZ PRECOCE

A adolescência é uma fase complexa da vida, pois, além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens: escola, vestibular, profissão, enfim, um universo de interesses e expectativas com a vida, que está começando a se mostrar.

A um primeiro momento, pensamos que estes jovens sabem tudo, mas basta uma análise menos descuidada para nos espantarmos ao ver que os adolescentes do século XXI são muito mal informados.

Hoje, os jovens possuem bem mais liberdade do que seus pais tiveram, e têm acesso rápido a informações, entretanto, o que se percebe, é um grande desconhecimento, pois as informações são superficiais e muitas vezes enganosas. Os pais, por vergonha ou distanciamento dos filhos, deixam a educação sexual para a escola, que não dá conta das tantas “educações” impostas a ela; os governos se limitam a campanhas milionárias e rasas de conteúdo.

No meio disso tudo estão os adolescentes, vivendo um período de mudanças físicas, psicológicas e sociais. É também um período rico em descobertas, marcado pela busca do prazer e da alegria. Neste campo fértil a novidades e descobertas, encontramos os inúmeros casos de envolvimento com drogas e os altos índices de gravidez na adolescência.

Vale lembrar que gravidez precoce não é um problema só das meninas, pois tal não acontece sem a presença de um pai que, por menos que lhe caiba, no sentido físico, como carregar no ventre ou amamentar este filho, terá que passar pelo difícil processo de adaptação a esta situação inesperada e imprevista.

Não dá para banalizar uma gravidez ou achar que tudo será fácil e sem responsabilidade. Ter um filho deve ser um ato planejado, onde exista este desejo tanto da mãe quanto do pai, sabendo das possíveis renúncias que terão que fazer em sua vida pessoal, escolar e profissional.

Desta forma, o melhor é buscar informações e se prevenir.

0 comentários: