quarta-feira, 17 de junho de 2009

CADEIA ALIMENTAR OU A LEI DO MAIS FORTE



Uma cadeia alimentar é uma seqüência de organismos que, dentro de um ecossistema, servem de alimento um ao outro.
A cadeia alimentar se inicia com os vegetais, que utilizam a luz do sol e através da fotossíntese produzem energia. E assim se prossegue com os animais incapazes de produzir seu próprio alimento. Os animais que se alimentam de plantações, como as girafas, os veados, as vacas, etc, servem de alimento para os carnívoros, como os leões, as onças, os tigres, enfim. E até os animais menores, como os grilos e os gafanhotos (que se alimentam também dos vegetais), participam da cadeia alimentar. Um exemplo: o sapo de alimenta de um grilo, então uma cobra come o sapo, que serve de alimento para um gavião, e assim sucessivamente.
Em um primeiro momento, pode parecer crueldade, afinal, aplica-se na natureza a lei do mais forte, mas, ao nos aprofundarmos na discussão, percebemos que é essa aparente fragilidade de uns (e força de outros) que mantém a natureza em seu equilibrio perfeito.
O mesmo já não podemos dizer do ser humano, que tira proveito da “lei do mais forte” de maneira bem menos moral que os animais (ditos) irracionais.
Onde fica a tal inteligência e capacidade de raciocínio do homem quando destrói o semelhante mais fraco? Em sua busca por sucesso, fama, dinheiro e posição de destaque, o homem é capaz de aniquilar aqueles que se interpõem em seu caminho sem nenhuma compaixão.
Longe de estarmos preocupados com as consequências de tais atos, a selvageria instituída em nossos locais de convívio, seja na família, na escola, no trabalho e até mesmo no grupo religioso do qual fazemos parte, torna-se um campo de batalha, onde apenas os mais fortes (e muitas vezes os mais espertos) conseguirão sobreviver nessa cadeia injusta e imoral.
Interessante é ver o ser humano derramar lágrimas de emoção ao ver uma leoa matar uma gazela para alimentar a si e à sua prole, e, logo aseguir, destruír financeira ou moralmente o seu vizinho, sócio ou colega de escola, em nome do seu sucesso ou projeção social.
A natureza é perfeita.
Podemos dizer o mesmo de nós?????

0 comentários: