terça-feira, 25 de agosto de 2009

PRA QUE SERVE A HISTÓRIA?



Ao iniciarmos o segundo módulo do Telecurso, nossa primeira aula foi de História. Como em toda e qualquer série, eu, como professora da disciplina, sempre escuto a mesma pergunta:
Pra que serve a História?

Poderiamos dar várias respostas, creio eu que cada professor da disciplina tem a sua, então coloquei aqui algumas respostas garimpadas na internet:

1)“A História serve para justificar visões de mundo” – Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira.

2) “Com a História entende-se o passado, compreende-se o presente e faz-se projeções para o futuro” – Prof. Dr. Sebastião Pimentel Franco.

3) “A História serve para se entender o presente” – Prof. Ms. Josemar Machado de Oliveira.

4) “A História é uma das formas de reflexão da vida social, pois nossa sociedade é auto-reflexiva” – Prof. Dr. Estilaque Ferreira dos Santos.

5) “A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa. Dra. Maria da Penha Smarzaro Siqueira.

6) “A História serve para que nos divirtamos lendo uma novela que aconteceu na realidade” – Profa. Dra. Patricia Grau-Dieckmann.

Escolha a que lhe parece mais lógica ou elabora a sua.


Bem vindos ao Telecurso de História!
Será muito bom fazer esta viagem com vocês.

1 comentários:

Anônimo disse...

É importante destacar também que a história, mesmo aquela que só cabe na memória, serve pra nos lembrar, vez por outra, o quanto somos felizes, principalmente as histórias de amor.